Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Glossário

Usos da água

Utilização ou finalidades da água, em toda a extensão do ciclo hidrológico natural e dos ciclos artificiais induzidos pelas atividades do homem e das suas comunidades.

Os usos da água classificam-se em usos extrativos e usos não extrativos, consoante a água necessite, ou não, de ser retirada do seu meio natural para uso em questão.

Consideram-se usos extrativos os seguintes: abastecimento humano, abastecimento público; abastecimento industrial, arrefecimento industrial, rega, pecuária e sustento da vida animal não aquática, e higiene e limpeza municipal.

Consideram-se usos não extrativos, o controlo de regimes de escoamento, a navegação, o gozo de panoramas, a produção de energia, o recreio, o sustento da vida aquática, incluindo a aquacultura, e o transporte de águas residuais.


Usos extrativos da água

Consideram-se os seguintes: abastecimento humano, abastecimento público; abastecimento industrial, arrefecimento industrial, rega, pecuária e sustento da vida animal não aquática, e higiene e limpeza municipal.


Usos não extrativos da água

Consideram-se o controlo de regimes de escoamento, a navegação, o gozo de panoramas, a produção de energia, o recreio, o sustento da vida aquática, incluindo a aquacultura, e o transporte de águas residuais.


Utilização das lamas

Entende-se a disseminação das lamas sobre o solo ou qualquer outra aplicação das lamas sobre e no solo.