Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Glossário

Sargeta

Orgão das redes de drenagem destinado a recolher águas residuais provenientes de escoamento superficial, podendo ser instalado diretamente num lancil, numa valeta ou num pavimento; quando a instalação é feita nestas duas condições, designa-se por "sumidouro".


Sifão invertido

Orgão das redes de drenagem destinado a ultrapassar obstáculos físicos ao traçado dos coletores das redes e emissários, que impeçam a manutenção do escoamento em superfície livre.


Sifão

Aparelho separador destinado a impedir a passagem para o ambiente dos gases existentes nas canalizações.


Sistema coletivo

Sistema cujo âmbito de recolha de águas residuais inclui todos os edifícios, instalações, arruamentos e outras fontes produtoras de águas residuais que estão ligadas a uma ou mais redes de drenagem.


Sistema de abastecimento público

Sistema de abastecimento que funciona permanentemente sob a responsabilidade de uma ou mais entidades gestoras.


Sistema de águas residuais, também pode ser designado por "sistema de esgoto" ou "sistema de drenagem de águas residuais

Sistema de águas residuais, também pode ser designado por "sistema de esgoto" ou "sistema de drenagem de águas residuais - conjunto de obras de construção civil e de equipamentos mecânicos e, ou elétricos, destinados a recolher as águas residuais e a conduzi-las a destino final apropriado, o qual engloba, no todo ou em parte, os seguintes componentes principais, consoante os casos, ordenados alfabeticamente:

  • estações de tratamento ou outras obras de tratamento; 
  • exutores ou outras obras de lançamento em meios recetores ou em outros destinos finais; 
  • sistemas de drenagem; 
  • sistemas de esgoto das edificações; 
  • sistemas de evacuação dos excreta em zonas sem rede de esgoto; 
  • sistemas de recuperação de recursos;
  • sistemas elevatórios.


Sistema de drenagem predial

É o conjunto constituído por instalações e equipamentos privativos de determinado prédio e destinados à evacuação das águas residuais até à rede pública, assim como ao controlo da poluição e à salvaguarda da salubridade.


Sistema de drenagem pública de águas residuais ou rede geral de esgoto

Entende-se o conjunto de obras, instalações e equipamentos inter-relacionados capaz de proporcionar a recolha e a evacuação das águas residuais domésticas, industriais e pluviais, em condições que permitem conservar, proteger ou restabelecer qualidade do meio recetor e do ambiente em geral.


Sistema de esgoto das edificações

Componente dos sistemas de águas residuais, constituído pelo conjunto dos sistemas de esgoto de águas residuais domésticas, industriais e pluviais das edificações.


Sistema de evacuação dos excreta

Componente dos sistemas de águas residuais, em zonas sem sistema de drenagem, constituído por um conjunto de obras e instalações destinado a assegurar a deposição, a recolha, o transporte, o tratamento e o destino final e, ou reutilização dos excreta em condições sanitárias e ecológicas corretas.


Sistema de recuperação de recursos

Componente dos sistema de águas residuais, constituído por um conjunto de obras e equipamentos destinado à aplicação de tecnologias de recuperação de recursos.


Sistema elevatório de águas residuais

Componente dos sistemas de águas residuais, constituído por um conjunto de obras e equipamentos destinado a elevar as águas residuais.


Sólidos suspensos

Produtos que provocam a formação de depósitos de lamas e condições anaeróbias quando lançados no meio aquático sem tratamento.