Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Glossário

Tratamento biológico artificial

Categoria de tratamento que consiste em localizar e intensificar artificialmente os fenómenos de transformação e mineralização da matéria orgânica que se produzem na Natureza.


Tratamento biológico natural

Categoria de tratamento que consiste em utilizar o solo ou a água, duma maneira natural, eventualmente como meio recetor em simultâneo, para tratar as águas residuais.
Tratamento físico-químico - categoria de tratamento que consiste em aplicar processos físicos e, ou químicos para tratar as águas residuais.


Tratamento da água

Destina-se à distribuição pública deve ser potável e, tanto quanto possível, agradável de beber. O tratamento completo de uma água comporta a eliminação das matérias em suspensão e por vezes a dos "micropoluentes", compostos considerados perigosos ou prejudiciais mesmo em quantidades infinitesimais: metais pesados, compostos organoclorados, pesticidas, hidrocarbonetos.


Tratamento preliminar

Nível de tratamento de baixo rendimento, localizado no extremo de montante da sequência de tratamento, e que tem por finalidade reter as matérias poluentes separáveis por operações simples.


Tratamento primário

Nível de tratamento de médio rendimento, localizado imediatamente a jusante do tratamento preliminar, e que tem por objectivo reter as matérias separáveis por sedimentação ou flotação.


Tratamento secundário

Nível de tratamento de alto rendimento, localizado em geral imediatamente a jusante do tratamento primário, e que, por meio de processos bioquímicos ou físico-químicos, tem por finalidade a mineralização, mais ou menos completa, da matéria orgânica.


Tratamento terciário

Nível de tratamento muito específico, localizado no extremo de jusante da sequência de tratamento, e que tem por objectivo uma afinação do efluente ou a retenção de um poluente específico; também se designa por "tratamento de afinação" ou "tratamento avançado".


Tubo

Como citação genérica de caráter prático de um elemento condutor de água (in, NP-2468).


Tubuladura

Parte do contador, geralmente de secção circular, destinada à ligação do contador à canalização (in, NP-2468).