Avisos

LINHAS DIRETAS

Apoio ao Cliente
212 726 001
Dias Úteis (8H30-17H30)
 
Comunicação de Leituras
212 726 101
24 Horas
Roturas na Via Pública
800 205 712
24 Horas
Piquete
212 726 161
24 Horas

Glossário

Parâmetros de qualidade (da água)

Parâmetros que definem a exposição e os efeitos insalubres e, ou indesejáveis de elementos, substâncias, organismos ou outras matérias que poderão estar presentes na água, relativamente à saúde e qualidade de vida do homem e suas comunidades e ao equilíbrio dos ecossistemas; os parâmetros de qualidade são estabelecidos a partir de critérios.


Parâmetros

Grandezas que permitem definir o estado, ou uma parte do estado, dum corpo ou sistemas de corpos.


Plano de Segurança da Água

O PSA tem como objetivo garantir e salvaguardar a qualidade da água destinada a consumo humano, em todo o sistema de abastecimento, desde a envolvente das captações, transporte (adução), tratamento e armazenamento, até à distribuição, bem como a preservação do Aquífero Tejo-Sado. Representa uma nova abordagem e mudança de paradigma ao promover uma lógica global de controlo da qualidade sistemático, com a adoção de procedimentos de segurança e proteção da água em todos os pontos críticos do seu percurso, em detrimento do tradicional princípio de controlo apenas em fim de linha (torneira do consumidor).


Poluentes prioritários

São compostos orgânicos e inorgânicos que podem ser cancerígenos, mutagénicos, teratogénicos ou de toxicidade aguda.


Poluição da água

Qualquer modificação natural ou artificial que direta ou indiretamente, altere a qualidade da água e perturbe ou destrua o equilíbrio dos ecossistemas e dos recursos naturais, de modo a: causar perigo para a saúde pública; prejudicar o conforto, eficiência e bem-estar do homem e das comunidades humanas e afetar os usos possíveis da água.


Poluição dos cursos de água (tipos de poluição)

Poluição industrial ou química, envolvendo a descarga nos cursos de água de substâncias tóxicas ou de subprodutos orgânicos das industrias, as quais reduzem o teor de oxigénio; poluição doméstica, envolvendo os esgotos e outras matérias orgânicas que reduzem o oxigénio e criam condições séticas; e poluição do solo, resultante da excessiva erosão na bacia hidrográfica.


Poluição

Introdução direta ou indireta, por ação do humano, de substâncias ou de calor na água e no solo, suscetíveis de prejudicar a saúde humana ou a qualidade do ambiente e de causar a deterioração dos bens materiais, ou a deterioração ou entraves na fruição do ambiente e na legítima utilização da água e do solo.


Processo unitário de tratamento

Parte unitária duma sequência de tratamento na qual predominam fenómenos químicos ou bioquímicos; também designado simplesmente por "processo".


Produtos orgânicos refratários

São produtos que resistem aos tratamentos convencionais, como por exemplo os detergentes, fenóis e pesticidas, que se acumulam na cadeia alimentar.